Concept Personagens – Silhueta e T-Pose

Fala Galera!!

No último post, eu falei um pouco sobre uma técnica de concept para personagens: a Silhueta. Este é, na verdade, a continuação do processo e o resultado final. Após fazer estudo da silhueta e escolher a que melhor se encaixa (ou que você imagina que melhor se encaixa) no seu personagem, você passa para detalhes.

O próximo passo é fazer a LineArt em cima da sua silhueta e definir os traços do personagem. Feito isso, passe para o estudo de cores e luz e sombra. Isso te dará o Concept finalizado. Mas além disso, vou explicar um outro artefato – além do concept art – que você pode fazer para seu personagem: a T-Pose.

silhueta_t_pose

A T-Pose nada mais é que um guia visual para o modelador 3D (que pode ser você mesmo, ou não) criar o modelo do seu personagem sem muito esforço. Essa é a premissa, pelo menos.

Para fazer isso você fazer duas versões da sua line art: uma versão de frente, com os braços abertos e as pernas retas, fazendo o personagem em uma posição de T – daí o nome T Pose -, e outra versão de lado (os braços podem ser ignorados). Porém, lembre-se que o modelo 3D deve ser simétrico e proporcional, e por isso o seu desenho também deve ser. Trace linhas para definir o começo e fim de cada elemento do seu personagem (cabeça, pés, onde começa e termina a espada, etc). E, está pronto.

Apesar de eu não ter gostado muito do resultado desse concept, estou satisfeito com a aplicação da técnica. Ah, e outra coisa, elementos soltos do personagem que não entram no modelo devem estar invisíveis na T-Pose, nesse caso o chapéu.

É isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *